sábado, 21 de outubro de 2017

Coluna do dia 21/10/17

***Bruno Gagliasso fala sobre sustentabilidade na arquitetura no Casa Vogue Experience***


Crédito das fotos: Cleiby Trevisan e David Mazzo.


Na foto: Joao Marcello Gomes Pinto, Taissa Buescu, Bruno Gagliasso e Duda Porto.


Na foto: Paula Martins e Victoria Ceridono.

***Nesta sexta, dia 20, o ator Bruno Gagliasso participou de um bate papo exclusivo no Casa Vogue Experience, evento da Casa Vogue que transporta todo o lifestyle da revista para uma casa real.

Durante o evento, o ator contou aos visitantes e a Taissa Buescu, diretora de redação da Casa Vogue, sobre a importância da sustentabilidade na arquitetura em um projeto pessoal e de que forma ja é possível tornar o dia a dia mais sustentável com as tecnologias existentes.

Além dele, participaram do bate papo comandado por Taissa Buescu o arquiteto Duda Porto e o empresário Joao Marcello Gomes Pinto. Cleiby Trevisan e David MazzoNo mesmo dia, a jornalista Victoria Ceridono, da revista Glamour, falou no evento sobre dicas de beleza e foi prestigiada pela influenciadora digital Paula Martins.

***Hotel Pestana Curitiba apresenta o Salão David Carneiro***


Crédito da foto: Divulgação.

***No próximo 24/10 o Hotel Pestana Curitiba abre suas portas para convidados da imprensa e profissionais da área de eventos, em um elegante coquetel para apresentar o Salão David Carneiro. O Hotel promete desenvolver um forte trabalho voltado à conquista de espaço no segmento de eventos sociais da capital paranaense.

Seus diferenciais são uma ampla área para casamentos e festas em geral, com capacidade para até 500 convidados, contando com entrada independente, boa gastronomia, estrutura de hospedagem, serviços de primeira e parcerias com empresas bem conceituadas do setor.

A festa será conduzida pela Mestre de Cerimonias Cris Osike, a decoração leva a assinatura do designer floral Valmir Rossari e doces de Bárbara Trevisani, além de outros parceiros de fama nacional.

***Recco lança coleção Gelato e inaugura loja em Curitiba***


Crédito das fotos: Justen Jr.


Na foto: Claudia Negretti, gerente Recco ShoppingParkBarigui, e Gizelle Piovesan, gerente Recco Shopping Mueller.


Na foto: Rafaelle Ruhle.


Na foto: A gerente de treinamentos e eventos da Recco, Betulla Pulzatto Vicentino, com Roberta Viana e Ariadne Cretella.

***O frescor das cores e dos tecidos da coleção Gelato, alto verão 2018 da Recco, remetem ao verão italiano. A palheta de cores das peças da principal fábrica de lingerie e de pijamas do Brasil foi inspirada na gelateria italiana. O lançamento nacional da coleção aconteceu nesta terça-feira, 17, na loja Recco Shopping Mueller, em Curitiba.

O evento marcou também a abertura oficial desta unidade da marca. A coleção Gelato foi desenvolvida em tecidos de alta tecnologia que dão conforto e versatilidade no uso das peças. Muitas são dupla face, com estampas diferentes e que têm como cores predominantes o branco, o azul claro e o rosa. São macias ao toque, de fácil e delicada limpeza, e com modelagem moderna.

Esta é a segunda loja Recco em Curitiba, de um total de 25 unidades nas cidades de Maringá (sede), Londrina, Foz do Iguaçu, Balneário Camboriú, Ribeirão Preto, Campo Grande, São Paulo e São Caetano, além de 15 credenciados. 

Todas as lojas Recco, assim como os credenciados, já receberam a coleção Gelato. A gerente de treinamentos e eventos, Betulla Pulzatto Vicentino, e a supervisora da marca, Roberta Herreiro, representaram a diretoria da Recco no evento de lançamento e de inauguração da unidade.

***Clube Curitibano: Debutantes são as estrelas do Chá para Todos de outubro***


Crédito da foto: Cintya Hein.

Na foto: Angelina Trombini, Rafaela Artigas, a primeira-dama Laura Fagundes Ramalho e Gabriela Wanzo.

***O Chá para Todos de outubro de Clube Curitibano contou com a presença de 48 das 83 debutantes deste ano em um desfile com os vestidos usados por elas no Baile de Debutantes 2017, que aconteceu no último dia 30 de setembro. O Chá para Todos foi realizado nesta quinta-feira (19), no Salão Azul do Clube Curitibano. As meninas aproveitaram o chá com as amigas e familiares.

***Curitiba terá feira premium inédita para a família em novembro***


Crédito da foto: Divulgação.

***Um novo conceito de feira boutique premium promete agitar mães, pais e crianças de Curitiba entre os dias 23 e 26 de novembro, no Concept Hall, no Rebouças. A Feira Cute Cute vai reunir expositores e pais exigentes, apresentando produtos exclusivos, tendências e inovações do segmento. Entre o mix do evento, destaque para as marcas de vestuário, acessórios, produtos de beleza e de cuidados para mães e bebês, peças de decoração, enxoval, brinquedos e itens indispensáveis para a primeira infância.

Com 50 expositores, o espaço conta com uma curadoria para a seleção dos fornecedores, garantindo o alto padrão e a diversidade entre os itens ofertados. “Nosso conceito está em focar em uma ótima experiência para o consumidor, considerando o mix de itens, a qualidade dos produtos, a organização, as atrações.

Teremos um cuidado especial com os detalhes”, afirma Flavia Polidoro, uma das três sócias por trás da organização do evento. Por esse motivo, a feira trará diferenciais como estação de embalagens de presentes gratuitas, vallet, espaço para recreação de crianças com monitores, fraldário, espaço para amamentação e opções de alimentação criteriosamente selecionadas para esse perfil de público.

O mercado premium - Cada vez mais, os brasileiros estão atentos ao mercado premium, buscando um maior valor agregado às compras. No segmento da maternidade, o planejamento familiar abriu novos nichos de mercado, incluindo o de produtos de luxo e de alto padrão para mães, pais, bebês e crianças. Outros setores também experimentam essa mudança de perfil, caso das áreas de cuidado pessoal, beleza, alimentos e bebidas.

Uma pesquisa realizada pela Nielsen identificou que 93% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais por um produto com alto padrão de qualidade e segurança, 90% por itens que proporcionem algo exclusivo e 89% se forem desenvolvidos com materiais orgânicos ou sustentáveis. O estudo ouviu aproximadamente 30 mil pessoas em todo o mundo. Entre os itens premiuns mais buscados pelos brasileiros, encontram-se o vestuário e sapatos, com destaque para itens de alimentação, higiene e cuidado corporal.

Realizada em 2016, no auge da crise econômica enfrentada pelo Brasil, a pesquisa mostra que 54% dos consumidores brasileiros, ainda sim, consideraram a situação econômica melhor do que cinco anos atrás. Dessa forma, mais de seis em cada dez brasileiros estão dispostos a investir em uma maior variedade de produtos, sendo que quase um quarto estão em busca de produtos de alto padrão.

As empreendedoras - A We Do Prime Feiras e Eventos é fruto da reunião de três mães empreendedoras curitibanas – Flavia Polidoro, formada em turismo; Rosemary Fornari, da área de administração; e Tassia Fraguas, publicitária –, que identificaram uma oportunidade de negócios em oferecer serviços e eventos com alto padrão de qualidade para gestantes e crianças, no mercado de Curitiba.

Elas se conheceram em uma empresa do setor aeroportuário e trabalharam juntas por sete anos, sempre demonstrando sinergia no trabalho em equipe. “Empreender sempre foi parte de um sonho em comum. Decidimos trilhar novos caminhos e concretizar nosso sonho. Além dos desafios profissionais, no campo pessoal, todas nós ingressamos no mundo da maternidade, o que trouxe uma infinidade de novas experiências”, conta Tassia.

Serviço: Feira Cute Cute - A feira mais fofa de Curitiba De 23 a 26 de novembro de 2017 Concept Hall - Rua Doutor Reynaldo Machado, 1097, Rebouças Mais informações em: www.feiracutecute.com.br.

Sobre a We Do Prime - A We Do Prime nasceu para suprir uma carência do mercado curitibano e organizar feiras e eventos para o segmento premium. Fruto da parceria das empreendedoras Flavia Polidoro, Rosemary Fornari e Tassia Fraguas, a empresa foca no consumidor, buscando oferecer uma experiência diferente e de qualidade para os clientes.

Sobre a Feira Cute Cute - O evento traz o conceito de feira boutique para Curitiba, reunindo marcas premium e criteriosamente selecionadas para mães, bebês e crianças. Como mães, as organizadoras identificam as necessidades dos pais e a carência deste tipo de serviço em uma praça de grande porte, como a capital paranaense. O evento acontece entre os dias 23 e 26 de novembro, no Concept Hall, no Rebouças.

***Seminário Nacional de Energia Elétrica inicia neste domingo, em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***De 22 a 25 de outubro, Curitiba recebe o SNPTEE (Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica), o maior e mais importante evento do Brasil do setor de energia elétrica. O seminário vai reunir mais de 2 mil pessoas no Expo Unimed Curitiba para disseminar conhecimento científico, divulgar novas tecnologias, ampliar o networking e promover a troca de experiências entre os participantes. Neste domingo (22), às 19h, no Teatro Positivo - Grande Auditório, acontece a cerimônia de abertura do evento e, na segunda-feira (23), o seminário inicia com uma discussão sobre o aprimoramento do marco legal do setor elétrico, com a presença do ministro interino do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, o diretor de Geração e Transmissão da Copel, Sergio Luiz Lamy e o presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Sales.

Durante o evento, serão apresentados mais de 500 trabalhos técnicos sobre 16 temas principais: geração hidráulica; produção térmica e fontes não convencionais; linhas de transmissão; análise e técnicas de sistemas de potência; proteção, medição, controle e automação em sistemas de potência; comercialização, economia e regulação de energia elétrica; planejamento de sistemas elétricos; subestações e equipamentos de alta tensão; operação de sistemas elétricos; desempenho de sistemas elétricos; impactos ambientais; aspectos técnicos e gerenciais de manutenção.

Transformadores, reatores, materiais e tecnologias emergentes; eficiência energética e da gestão da inovação tecnológica; sistemas de informação e telecomunicação para sistemas elétricos; e aspectos empresariais e gestão corporativa. Além disso, o SNPTEE conta com mais de 80 expositores que apresentam os lançamentos e tendências do setor - entre eles, Eletrobras, Itaipu Binacional, State Grid Brasil Holding, Siemens, Toshiba e Andritz Hydro. A visitação aos estandes é aberta ao público e gratuita.

O evento, que está na 24a edição, é promovido pelo Cigré-Brasil (Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica) e coordenado pela Copel. De acordo com o presidente da Copel, Antonio Guetter, é a quarta vez que a Companhia Paranaense de Energia sedia o SNPTEE, evento bienal que é realizado há quase meio século. “Nos orgulhamos de poder mostrar aos participantes de toda parte do Brasil que o Paraná possui uma das maiores e mais inovadoras empresas do setor elétrico das Américas", afirma.

Serviço: XXIV SNPTEE (Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica) Data: 22 a 25 de outubro de 2017 Local: Expo Unimed Curitiba (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Curitiba/PR) Programação completa do evento e mais informações: www.xxivsnptee.com.br.

Sobre o Cigré-Brasil - O Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica Cigré-Brasil - é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1971, que tem por objetivo promover o intercâmbio e desenvolvimento técnico, tecnológico, e da engenharia no Brasil, no campo da produção de energia elétrica, de sua transmissão em alta tensão e distribuição. Abrange basicamente os aspectos elétricos e eletromecânicos da geração de energia elétrica; estudos, projetos, construção, operação e manutenção de linhas de transmissão, subestações e equipamentos ou sistemas associados.

Planejamento eletroenergético de sistemas, isolados ou interligados e sua operação e racionalização ou conservação de energia; telecomunicações, controle e proteção em sistemas elétricos; desenvolvimentos e aplicação de materiais, equipamentos e sistemas eletro energéticos; desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas destinadas à análise e desenvolvimento dos sistemas elétricos de potência; e aspectos de regulação e mercado de energia, geração distribuída, meio ambiente e tecnologia de informação.

Sobre a Companhia Paranaense de Energia (Copel) - A Companhia Paranaense de Energia (Copel) é uma empresa de economia mista com 62 anos de atuação nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, além de telecomunicações. A Copel atua em dez Estados brasileiros, mantendo e operando um robusto parque gerador e uma rede de transmissão em franca expansão. No ramo de distribuição de energia, a empresa atende aproximadamente 4,5 milhões de consumidores residenciais, comerciais e industriais no Paraná. Convidada pelo Cigré-Brasil, a Copel está organizando, pela quarta vez, o XXIV SNPTEE em Curitiba (PR).

***Feira premium infantil terá ambientalização de arquiteta premiada na Casa Cor***


Crédito da foto: Divulgação.

***As arquitetas Keyla Kinder e Fernanda Viero, da KIDS - Arquitetura para Pequenos, fazem parte da equipe de desenvolvimento da ambientalização da Feira Cute Cute, que acontece entre 23 e 26 de novembro, no Concept Hall. Único escritório de Curitiba com este foco, elas vão decorar um quarto na feira com detalhes e produtos de todos os expositores para que o público possa visualizar como utilizar os produtos em seus ambientes. Antes da sociedade com Fernanda, Keyla já participou edições da Casa Cor, sendo premiada pelo projeto mais criativo da edição de 2013, apresentando uma suíte bebê.

A Feira Cute Cute está sendo preparada pela We Do Prime, das sócias Tássia Fraguas, Flávia Polidoro e Rosemary Fornari, e vai apresentar ao mercado um novo conceito de feira boutique com produtos premium e promete agitar mães, pais e crianças. Entre o mix do evento, destaque para as marcas de vestuário, acessórios, produtos de beleza e de cuidados para mães e bebês, peças de decoração, enxoval, brinquedos e itens indispensáveis para a primeira infância.

O mercado premium - Cada vez mais, os brasileiros estão atentos ao mercado premium, buscando um maior valor agregado às compras. No segmento da maternidade, o planejamento familiar abriu novos nichos de mercado, incluindo o de produtos de luxo e de alto padrão para mães, pais, bebês e crianças.

Outros setores também experimentam essa mudança de perfil, caso das áreas de cuidado pessoal, beleza, alimentos e bebidas. Uma pesquisa realizada pela Nielsen identificou que 93% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais por um produto com alto padrão de qualidade e segurança, 90% por itens que proporcionem algo exclusivo e 89% se forem desenvolvidos com materiais orgânicos ou sustentáveis. O estudo ouviu aproximadamente 30 mil pessoas em todo o mundo.

Entre os itens premiuns mais buscados pelos brasileiros, encontram-se o vestuário e sapatos, com destaque para itens de alimentação, higiene e cuidado corporal. Realizada em 2016, no auge da crise econômica enfrentada pelo Brasil, a pesquisa mostra que 54% dos consumidores brasileiros, ainda sim, consideraram a situação econômica melhor do que cinco anos atrás. Dessa forma, mais de seis em cada dez brasileiros estão dispostos a investir em uma maior variedade de produtos, sendo que quase um quarto estão em busca de produtos de alto padrão.

As empreendedoras - A We Do Prime Feiras e Eventos é fruto da reunião de três mães empreendedoras curitibanas – Flavia Polidoro, formada em turismo; Rosemary Fornari, da área de administração; e Tassia Fraguas, publicitária –, que identificaram uma oportunidade de negócios em oferecer serviços e eventos com alto padrão de qualidade para gestantes e crianças, no mercado de Curitiba.

Elas se conheceram em uma empresa do setor aeroportuário e trabalharam juntas por sete anos, sempre demonstrando sinergia no trabalho em equipe. “Empreender sempre foi parte de um sonho em comum. Decidimos trilhar novos caminhos e concretizar nosso sonho. Além dos desafios profissionais, no campo pessoal, todas nós ingressamos no mundo da maternidade, o que trouxe uma infinidade de novas experiências”, conta Tassia.

Serviço: Feira Cute Cute - A feira mais fofa de Curitiba De 23 a 26 de novembro de 2017 Concept Hall - Rua Doutor Reynaldo Machado, 1097, Rebouças Mais informações em: www.feiracutecute.com.br.

***Villa Mix Festival acntece neste sábado em Curitiba***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Villa Mix Festival vem rodando centenas de cidades brasileiras com atrações que agradam todos os tipos de público. Com tradição comprovada, o festival começou em 2011 em Goiânia, tomando grandes proporções no mercado de shows e entretenimento desde então. Com uma marca que reúne mais de dois milhões de pessoas todos os anos, o palco do Villa Mix Festival em Goiânia é considerado o maior palco já feito para um evento da história pelo Guiness Book, o livro dos recordes.

Este ano, o festival bateu sua própria marca de 2015 com um cenário que chegou a 70 metros, o equivalente a um edifício de 23 andares. Com data marcada na capital paranaense, o Villa Mix vai acontecer na Arena Expotrade, em Pinhais, no dia 21 de outubro. Entre as atrações confirmadas, Luan Santana, César Menotti e Fabiano, Jefferson Moraes, Jorge e Mateus, Simone e Simaria, JetLag, Matheus e Kauan, Edu Chociay e Alok integram o line up do evento.


Curiosidades - Para realizar um evento deste porte com o padrão de qualidade consolidado no decorrer destes anos, o Villa Mix Festival reúne uma equipe de profissionais qualificados com mais de 5 mil integrantes para a execução de todo o evento, que começa a ser montado com um mês de antecedência nas cidades por onde passa. Além do palco surpreendente, o evento conta com uma praça de alimentação repleta de opções gastronômicas, banheiros, camarotes, espaços extra, vip e premium, ambulatórios, serviços de paramédicos, segurança completa, entre outras comodidades.

Estrutura em Curitiba - O público que quiser participar deste grande evento em Curitiba pode contar com três opções de espaço, sendo eles: Villa Extra, Villa Prime e Backstage Golden Mix. O Villa Extra, que conta com ingressos a partir de R$ 50 meia-entrada, possui praça de alimentação, banheiros , bares e acesso a frente do palco.

Lembrando que menores de 16 e 17 anos poderão acessar o evento mediante apresentação de autorização dos pais devidamente reconhecida em cartório. O Villa Prime é um camarote elevado e 100% coberto que garante entrada, praça da alimentação, banheiros e bares . Os ingressos saem a partir de R$ 140 meia-entrada e possuem o mesmo sistema de censura da opção anterior. O Backstage Golden Mix é um espaço privilegiado do evento com acesso à frente do palco e shows exclusivos no decorrer do festival. Open bar, o ingresso deste setor garante whisky, vodka, cerveja, refrigerante, água e energético a vontade, sendo que apenas é permitida a entrada neste setor maiores de 18 anos. Os ingressos já estão sendo vendidos a partir de R$ 350 meia-entrada.

Serviço: Villa Mix Festival Endereço: Expotrade – Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, número 10454, Pinhais Data: 21 de outubro de 2017 - Ingressos: https://www.ticmix.com.br/evento/1686-villa-mix-curitiba-21-de-outubro-de-2017 ou nas lojas físicas da Multisom e Disk Ingressos. Realização: CWB Brasil e AudioMix.

***ABCasa Fair 2018 acontece em fevereiro no Expo Center Norte***

***A segunda edição da ABCasa Fair, maior feira do setor de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas da América Latina, acontece de 19 a 23 de fevereiro de 2018, em São Paulo. Exclusivo para lojistas e revendedores, o evento é promovido pela ABCasa – Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes e Utilidades Domésticas e já tem aproximadamente 400 expositores confirmados, entre fabricantes, importadores e distribuidores, número 10% superior ao da edição de 2017.

O aumento de interessados em divulgar seus produtos demonstra a relevância nacional do evento para o desenvolvimento e ampliação do setor. “A ABCasa Fair é uma oportunidade única para que fornecedores e lojistas realizem os melhores negócios. Ganha o consumidor final, que vai encontrar no mercado uma gama de produtos ampla, diversificada e atual”, afirma Renato Orensztejn, presidente da ABCasa.

Segundo ele, a expectativa é que mais de 50 mil pessoas circulem pelo pavilhão de 70 mil metros quadrados do Expo Center Norte, zona norte da capital paulista, ao longo dos cinco dias de evento. O retorno ao Expo Center Norte não foi por acaso. “Foi no Center Nortede São Paulo que os grandes eventos do nosso setor se consagraram”, lembra Orensztejn, destacando que o mercado de decoração deve fechar o ano com um crescimento de 23% em relação ao ano passado.

Serviço: ABCasa Fair 2018 De 19 a 22 de fevereiro, das 10h às 20h e no dia 23 de fevereiro, das 10h às 17h Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - www.abcasa.org.br.

Sobre a ABCasa - A ABCasa – Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes e Utilidades Domésticas – é uma entidade sem fins lucrativos de representação oficial do segmento de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas, fundada em Outubro de 2016, com o objetivo de fomentar e representar os interesses do setor em todos os fóruns, nacionais e internacionais, dentro dos melhores preceitos éticos. A ABCasa conta atualmente com quase 400 associados, entre eles fabricantes, distribuidores e importadores, com forte representação no mercado nacional.

***Rider’s Pub apresenta hambúrgueres com frutas para a primavera***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Riders Pub, gastrobar especializado em chopes e hambúrgueres artesanais, comemora o início da primavera com três tipos inusitados de hambúrgueres: com morango, abacaxi e hortelã. As opções já estão disponíveis no cardápio e prometem dar um toque refrescante a nova estação. As novidades são o Strawberry Cheese Forever (R$29,90) – hambúrguer artesanal de 250g, recheado com quatro queijos, alface e vinagrete de morango.


Acompanha fritas rústicas e molho parmesão picante; o Wild Hog (R$27,90), composto por hambúrguer suíno, selado no barbecue, servido no pão crocante e recheado com muçarela, alface, abacaxi, alecrim e acompanhado de fritas rústicas e molho de alho; e o Dakar Lamb (R$29,90) é um sanduíche elaborado 180g de hambúrguer de cordeiro, com tomate, alface, muçarela e hortelã, acompanhado por fritas rústicas e molho chimichurri.


Para acompanhar, o Riders conta com diversas opções de chopes com valores a partir de R$6,90, apresentados em categoria, como o Garupa (R$6,90) - chopes do tipo Pilsen e Lager; o Ferrolho (R$8,90) – chopes do tipo Weiss; Cerra Fila (R$9,90) – chopes do tipo APA e Red Ale; Road Captain (10,90) – chopes do tipo IPA, Stout, Brown Ale; além de caipirinhas drinks e os Frozens (R$16,90), drinks alcoólicos, refrescantes e servidos quase congelados.


Entre os sabores, estão a Vespa Vermelha; produzido com morango, amora e vodka; o Crypton Verde; elaborado com limão, hortelã e rum e a Lambreta Amarela; drink criado com frutas amarelas e vodka. Sobre o Riders Pub - Em um ambiente temático e descontraído, o Riders Pub leva o cliente ao universo das motos, carros e do rock and roll dos anos 80. O bar tem capacidade para 80 pessoas e conta com estacionamento próprio gratuito e com a opção de delivery.

Serviço: Riders Pub Rua Desembargador Motta, 1836 |Curitiba – PR Telefone: (41) 3598-0064 Horário de atendimento: Segunda a Sábado das 17h às 1h da manhã. Reservas: (41) 3598-0064 facebook.com/RidersPubCuritiba.

***Colóquio Internacional Letra Associação de Psicanálise aborda sofrimentos psíquicos***

***Melancolia, depressão e outros sofrimentos acompanham o desenvolvimento da humanidade, porém cada época da história oferece cenários diferentes que determinam os gatilhos para esses transtornos.

Será realizado entre os dias 2 e 4 de novembro, no Anfiteatro do Colégio Dom Bosco, em Curitiba, o III Colóquio Internacional Letra Associação de Psicanálise. Com o tema “Clínica Atual, Psicose e outros Nós”, o evento tem como objetivo principal atualizar os grandes temas relacionados à clínica psicanalítica.

“Trata-se de uma nova escuta da psicanálise em relação a fenômenos que marcam a contemporaneidade levando-se em conta as modificações culturais do nosso tempo”, resume a psicanalista Angela Valore, presidente da Letra.

Além de profissionais brasileiros de diversos estados, o colóquio terá como convidado de destaque o psiquiatra e psicanalista francês Jean-Jacques Tyszler, diretor do Centro Médico Psico-Pedagógico para Crianças de Adolescentes da Mutuelle lÉducation Nationale de Paris e autor de várias obras, entre elas “As Metamorfoses do Objeto” com edição brasileira pela Tempo Freudiano.

Tyszler se apresentará em conferências durante o Colóquio, cujas temáticas irão girar em torno de discussões ancestrais, mas igualmente atuais como melancolia, depressão, luto, paranoias, perversões e neuroses. “As questões que caracterizam o laço social não são mais as mesmas da época de Freud e Lacan, e a psicanálise tem se debruçado sobre elas há décadas.

O Colóquio irá proporcionar um trabalho de alinhamento com esse novo olhar que leva em conta as modificações culturais”, afirma Angela. Uma das questões que surgem como prementes neste contexto é a melancolia. “Nossa civilização tem preparado o sujeito não mais para enfrentar a realidade da perda, mas para ganhar. Ganhar a qualquer preço ou, em não ganhando, parecer que ganhou. A pergunta é: como cultura ainda somos capazes de lidar com as nossas perdas?”, provoca Angela Valore.

Sobre a Letra Associação de Psicanálise - É um grupo de psicanalistas que se reuniu em 2008 para criar o site Letra, onde é possível encontrar textos e artigos a serviço do debate e da discurso psicanalítico. Atualmente, a associação reúne profissionais das cidades de Curitiba, Florianópolis, Maringá, Cascavel, Londrina e Apucarana.

Serviço: III Colóquio Internacional Letra Associação de Psicanálise Data: de 2 a 4 de novembro Anfiteatro do Colégio Dom Bosco - Av. Visconde de Guarapuava, 5581, Batel Informações e inscrições: letra-psicanalise.com.br.

***Erastinho recebe doação dos looks desfilados no Curitiba Flower Power***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto: Victor Sálvaro e Daniele Farias.

***O Hospital Oncopediátrico Erastinho recebeu a doação dos looks desfilados no Curitiba Flower Power. O produtor do evento, Victor Sálvaro, entregou as peças para Daniele Farias, administradora do escritório do hospital. Ao todo, foram 32 looks feitos por estilistas curitibanos, com tecidos de estampas florais cedidos por uma tradicional loja de tecidos da cidade.


Alguns modelos já foram vendidos, mas os interessados em ajudar o hospital podem comprar as peças por meio da página https://www.facebook.com/cwbflowerpower. Toda a renda obtida com a venda dos looks será revertida para o hospital. O Curitiba Flower Power foi um fashionshow que celebrou a chegada da primavera em Curitiba, reunindo moda, natureza, música e arte no calçadão da rua XV de Novembro, reacendendo tradições curitibanas há muito esquecidas.

***Ação pelas crianças***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Elisandra Quadros, Cleyton Henrique da Silva, Clara May Mendes, Jonathan Ferreira e Kathleen Hortolan.

***A equipe da Imobiliária Cibraco realizou uma campanha interna para promover uma comemoração do Dia das Crianças na Central de Apoio Bom Jesus, localizada no Parolin e que atende a mais de 70 crianças da comunidade. Os colaboradores se organizaram para, além da festa, fazer uma série de recreações com os pequenos na tarde da última sexta-feira (13).

***Ladies Ensemble destaca musical Concerto das Rosas no Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama***


Crédito da foto 01: Foto 02: William de Melo/Unicultura​ / Divulgação.

***Para marcar o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, celebrado no dia 19 de outubro, o Grupo Orquestral Ladies Ensemble apresentou nesta quinta-feira, no Hospital de Clínicas e na Boca Maldita, em Curitiba, trechos do “Concerto das Rosas” - espetáculo de música erudita organizado em parceria pelo grupo e a ONG Unicultura, que tem parte da renda revertida para o HC.

A apresentação no hall do HC fez parte de uma ação organizada pelo Comitê de Humanização do Hospital de Clínicas da UFPR e da Associação dos Amigos do HC, que tem o objetivo de conscientizar as mulheres da importância de realizarem exames preventivos, como a mamografia - durante o evento, foram distribuídos panfletos com orientações sobre prevenção e autocuidado contra a doença, além de lenços rosa.


“Com o apoio do Ladies Ensemble e da ONG Unicultura, através do ‘Concerto das Rosas’, estamos conseguindo mais recursos para o Hospital de Clínicas, especificamente para o tratamento do câncer de mama”, destaca Pedro de Paula Filho, presidente dos Amigos do HC. Na Boca Maldita, o Ladies Ensemble interpretou a “Primavera”, uma das Estações de Vivaldi, ao lado da tenda do Outubro Rosa da RPC TV, que também está distribuindo material educativo e orientando as mulheres da capital paranaense sobre o câncer de mama.

“Quando organizamos a orquestra Ladies Ensemble, tivemos como foco as causas femininas. E umas delas é a saúde. Ações de apoio como o ‘Concerto das Rosas’ contribuem muito para melhorar a situação das mulheres com câncer de mama”, diz Fabiola Bach, diretora artística do grupo formado por 20 musicistas. O Concerto das Rosas já teve apresentações em Curitiba, Ponta Grossa, Medianeira e Cascavel e, em novembro, seguirá para as cidades de Maringá, Londrina, Toledo, Pato Branco e Francisco Beltrão.

De caráter cultural e social e com captação de recursos via Lei Rouanet, o projeto prevê que parte do que for arrecadado com as apresentações é destinado aos Amigos do HC para ações de apoio às mulheres com câncer de mama atendidas no Hospital de Clínicas da UFPR. “Nosso foco são ações de arte e cultura aliadas ao desenvolvimento econômico. No caso do ‘Concerto das Rosas’, ainda há união da arte com a saúde”, revela Ricardo Trento, produtor cultural e diretor da Unicultura.

***Transmissões ao vivo analisam provas do Enem***

***Os estudantes que fizerem as provas do Enem nos dias 05 e 12 de novembro poderão acompanhar, ao vivo, os comentários e análises de especialistas que compõem a equipe pedagógica da Editora Positivo. As transmissões ao vivo serão realizadas na página da Editora no Facebook. As lives acontecerão nas duas datas, com início previsto a partir das 18h30. Durante o bate-papo, com duração de 1h30, os assessores pedagógicos farão uma avaliação geral da prova, com análises de algumas questões e também estarão disponíveis para responder às perguntas e comentários dos internautas.

Os especialistas também vão interagir com os estudantes por meio do Chat da Editora Positivo. No total, 40 profissionais estarão envolvidos na ação. Eles são os responsáveis por desenvolver os materiais didáticos do Sistema Positivo de Ensino e demais sistemas de ensino da Editora Positivo utilizados nas mais de 1.900 escolas conveniadas, espalhadas pelo Brasil e Japão. Serviço: Live Enem Data: 05 e 12 de novembro de 2017 Canal: página da Editora Positivo no Facebook (https://www.facebook.com/editorapositivo/)
Horário: a partir das 18h30.

Sobre o Sistema Positivo de Ensino - É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem.

Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

Sobre a Editora Positivo - Fundada há 37 anos, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino.

Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Para a rede pública a editora disponibiliza o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Já as escolas particulares contam com o Sistema Positivo de Ensino. Cerca de 2 milhões de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.

***Encontro de Iniciação Científica reunirá pesquisadores de todo o Brasil***


Crédito da foto: Divulgação.

***Um momento para incentivar a formação de novos pesquisadores, expor ideias e aperfeiçoar os estudos. Com esse propósito, o Centro Universitário Internacional Uninter realiza o ENFOC – XIII Encontro de Iniciação Científica, que reunirá professores e alunos em apresentações, debates e mesas-redondas sobre a importância da pesquisa para a excelência acadêmica. O evento está marcado para os dias 17 e 18 de novembro, no auditório do campus Garcez, em Curitiba.

As inscrições são abertas ao público geral, tanto para professores quanto para estudantes de qualquer instituição de ensino, e vão até o dia 31 de outubro. Quem estiver fora da capital paranaense poderá participar e acompanhar as transmissões de abertura e encerramento, que serão feitas à distância, via Youtube. “Com essa opção EAD, interessados no tema, de todo o Brasil, também poderão compartilhar as suas experiências e apresentar trabalhos de qualquer lugar do país”, explica a coordenadora do evento e da área de Pesquisa e Publicações Acadêmicas da Uninter, Desiré Luciane Dominschek.

Durante a programação do ENFOC também acontece o XII Fórum Científico, onde os participantes farão a apresentação dos seus trabalhos, e o IV Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), oportunidade para os acadêmicos do curso de Pedagogia da Uninter mostrarem os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo grupo. Entre as principais palestras confirmadas para o ENFOC, estão “Os Desafios da Pesquisa no Brasil”, com a professora da UFPR, Ana Sofia Oliveira, no dia 17, às 19h; e “A Pesquisa como Espaço de Formação – O PIBID e Iniciação Científica”, ministrada pela docente da Unespar, Márcia Marlene Stentzler, no dia 18, às 16h.

Segundo Desiré, a pesquisa é importante para o desenvolvimento de qualquer curso de graduação e os universitários vêm mostrando, a cada ano, mais interesse no assunto. “Percebemos isso pelo aumento nas inscrições de projetos, evidenciando que eles estão notando a importância da ciência na vida acadêmica e como isso pode ser fundamental para o futuro, seja no mercado de trabalho, Mestrado ou Doutorado”, exemplifica. Mais informações e inscrições disponíveis em https://www.uninter.com/extensao/eventos/enfoc-2017. O valor da inscrição é R$ 30, 00 o que dá direito para participação em todas as atividades do ENFOC.

Serviço: ENFOC – XIII Encontro de Iniciação Científica, XII Fórum Científico e IV Seminário PIBI Data: 17 e 18 de novembro Local: Auditório do Centro Universitário Internacional Uninter, Campus Garcez. Endereço: Rua Luiz Xavier, 103, Centro, Curitiba Transmissão: pelo canal do Grupo Uninter no Youtube.

***Terceira edição do Festival de Ópera do Paraná terá entrada gratuita***


Crédito das fotos: Kraw Penas.

***O Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG) e a Guairacá Cultural, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), promovem de 20 a 29 de outubro a terceira edição do Festival de Ópera do Paraná, com récitas no Guairão, Guairinha, Miniauditório, Capela Santa Maria e Paço da Liberdade. Nesta edição todas as apresentações serão gratuitas.

Para o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, em sua terceira edição, o Festival de Ópera do Paraná já se consolida como um dos mais importantes eventos do cenário da música erudita. “Outro fato que nos deixa extremamente orgulhosos é que o Centro Cultural Teatro Guaíra retoma sua antiga vocação de produzir grandes óperas, trazendo ao público os espetáculos ‘Cavalleria Rusticana’ e a inédita ‘Festa de São João’, ópera de Chiquinha Gonzaga”.


A diretora-presidente do CCTG, Monica Rischbieter, enfatiza a gratuidade de toda a programação nesta edição do evento. “É com muita alegria que apresentamos o III Festival de Ópera do Paraná, nesta edição sem cobrança de ingressos. Teremos entrada franca para todos aqueles que quiserem apreciar esta arte tão completa”. A direção do festival esclarece que não haverá distribuição de ingressos. Os locais de apresentação abrem suas portas 25 minutos antes de cada espetáculo. A entrada será permitida até a lotação completa de cada sala de concerto.

Repertório - A abertura será com Cavalleria Rusticana, popular ópera italiana que foi tema do clássico filme de Francis Ford Coppola, “O Poderoso Chefão”. A montagem contará com orquestra completa, corpo de baile, coro duplo e solistas preparados pelo professor Francisco Campos, de São Paulo. Um dos grandes destaques será a estreia mundial da opereta de Chiquinha Gonzaga, “Festa de São João”, de 1879.

“Uma mulher, transgressora, valente e criativa não teria o devido espaço para levar ao palco suas obras em pleno século 19. Esta opereta é uma jóia da música histórica brasileira que estamos ainda descobrindo”, explica o diretor-geral do festival, Gehad Hajar, que também é o responsável pelo restauro da obra. O repertório contempla também espetáculos infantis como: “A Sapateira Prodigiosa” e “João e Maria”.


Os clássicos não ficam de fora, como as óperas “Carmen” e “La Traviatta”. Já a cineópera “Hawwwah” promete ser uma das mais modernas apresentações desta edição. O festival ainda terá concertos em ruas da capital. “Este ano são quase 400 artistas e técnicos unidos pelo amor à arte e pela vontade de apresentar a melhor programação operística para o Paraná”, comenta a diretora do Coro Lírico de Curitiba, Silvany de Mello, que participa desde a primeira edição. Cursos - Para a classe artística será realizado o I Simpósio Brasileiro de Canto. Serão sete cursos e masterclasses gratuitos para a comunidade, com professores de todo o Brasil e exterior.

Serviço: III Festival de Ópera do Paraná e I Simpósio Brasileiro de Canto De 20 a 29 de outubro de 2017 Inscrições para o Simpósio e programação:  www.festivaldeopera.org - Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário