sexta-feira, 16 de maio de 2014

Coluna do dia 16/05/14

***Ana Carolina apresenta daqui a pouco seu novo show no Guairão*** 


Crédito da foto: Divulgação. 

***Logo mais a noite às 21h Ana Carolina apresenta o show “#AC", que dá nome também ao seu mais recente disco de inéditas, será apresentado no palco do Teatro Guaíra. Os ingressos para a apresentação que acontece no dia 16/5 já estão à venda pelo site e nas bilheterias do Disk Ingresso ou na bilheteria do teatro. Com inserções de vídeos especialmente criados para o espetáculo, com edição e direção da cantora e filmagens de Monique Gardenberg, o show mostra também uma nova roupagem da sonoridade registada no disco, com diversas interferências de beats, samplers, scratchs e vinhetas, além de instrumentos tecnológicos. 

O set list mistura canções de “#AC” com novas versões de antigos sucessos de todas as fases dos 15 anos de carreira de Ana. Além disso, o novo show conta com três novidades: “Fire”, de Bruce Springsteen; uma versão bem humorada para “Periguete”, de MC Papo, como mashup com “Você não vale nada”, hit de Calcinha Preta, composto por Dorgival Dantas; e uma nova versão de “Coração Selvagem” de Belchior. 

Em Curitiba, Ana estará acompanhada da banda formada por Pedro Baby, na guitarra; Edu Krieger, no baixo; Carlos Trilha, nos teclados; Leo Reis, na bateria e percussão, além do DJ Mikael Mutti, que já trabalhou com John Legend e Stevie Wonder. Esta é a primeira turnê de Ana Carolina desde o projeto “Ensaio de Cores”, um dos maiores sucessos da carreira da cantora. Lançado originalmente em 2010, para apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro, o projeto teve uma recepção tão calorosa, que ficou cerca de dois anos em cartaz. 

***O SALÃO GRACIOSA TEM ABERTURA NESTA SEGUNDA-FEIRA***


Crédito da foto: Divulgação.

Foto: Obra selecionada no salão de 2013.

***Um dos mais importantes eventos de revelação de novos talentos do Paraná, o Salão Graciosa de Artes Plásticas tem abertura na próxima segunda-feira (19/5). Nesta edição conta com 133 trabalhos de pintores, gravadores, fotógrafos e escultores. O evento começa às 20h, no Salão Social, com a divulgação dos vencedores e abertura da exposição. Todos os trabalhos ficam expostos no local até sexta-feira (dia 23 de maio), das 14h às 22h. Em sua 16ª edição, o Salão Graciosa trabalha para manter a tradição de revelar artistas. Conforme a curadora do evento, Suzana Lobo, este ano não é diferente, com muitos novos nomes. “É uma safra muito boa”, comemora. “A qualidade técnica e a criatividade fez com que a seleção fosse bastante difícil”.

Os premiados só serão conhecidos na abertura, mas ela adianta que novas tendências poderão ser apreciadas. “Temos desde trabalhos bem contemporâneos até outros acadêmicos, passando por bons exemplos de primitivos. É um cardápio artístico bem amplo, para todos os olhares”, resume Suzana. “Uma tendência interessante é a presença de criações híbridas, misturando técnicas: Fotografia com pintura, pintura com escultura e muitos objetos fazem parte da seleção”. Haverá premiação especial para os vencedores.

O primeiro lugar, tanto na categoria aberta como na de associados, leva um pacote para Buenos Aires, incluindo passagens aéreas de ida e volta e três noites de hospedagem. Já o segundo lugar, também nas duas categorias, terá direito a um pacote para Buenos Aires incluindo passagens aéreas de ida e volta, mais duas noites de hospedagem. Além de Suzana Lobo, a comissão julgadora contou com o crítico e curador João Henrique do Amaral e os artistas Alfi Vivern e Fernando Velloso. Salão Graciosa de Artes Plásticas Abertura: segunda-feira (19/5), às 20 horas Exposição em cartaz: até 23 de maio (sexta-feira), das 14h às 22h.

***O Bambu SPA Urbano é inaugurado em Curitiba***


Crédito das fotos 01 e 02: Raquel lima.

Na foto 01:Daniel Florencio ao lado da esposa e proprietária da Vitaclin e do Bambu SPA Urbano Daniele Florencio.


Na foto 02: A Equipe do Bambu SPA Urban e Vitaclin com a empresária Daniele Florencio.


Crédito das fotos 03 e 04: Rogério Neri.

Na foto 03: Ofurô e jacuzzi do Bambu SPA Urbano.


Na foto 04: Sala do Bambu SPA Urbano.

***Na última quarta-feira (14), a clínica Vitaclin presenteou a capital paranaense com o Bambu SPA Urbano. Na ocasião, a proprietária dos espaços e especialista em estética, Daniele Florencio, recebeu clientes vips e formadores de opinião em um badalado e charmoso coquetel. Os convidados puderam conhecer a estrutura do novo SPA, que conta com salas especializadas para massagens, ofurô e jacuzzi - tudo isso apresentado em ambientes especiais, projetados para explorar os cinco sentidos humanos.

O Bambu SPA Urbano trouxe mais uma novidade: além de salas individuais para os tratamentos, tem salas de atendimento duplo para que os clientes aproveitem o momento de relaxamento também entre família ou amigos. Daniele Florencio, que já foi professora de três instituições de ensino superior, comemora a nova fase de sucesso. "O início desta etapa é um marco importante, em que o relaxamento e o bem-estar são apresentados em um novo conceito de SPA com o mix de natureza e tratamentos especializados", comemora a empresária.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****O Pier do Victor, grupo gastronômico especializado em peixes e frutos do mar, assina como Apoiador Cultural da peça Callas, protagonizada pela atriz Sílvia Pfifer, que encarna a diva no palco do Guairinha, nesse final de semana (16, 17 e 18 de maio).

*****O ortopedista do Hospital VITA Batel e diretor médico do Coritiba Foot Ball Club, Lúcio Ernlund, foi convidado pela sexta vez consecutiva para participar de um evento internacional. Desta vez, ele está palestrando no Congresso Bianual Europeu de Artroscopia e Trauma do Esporte. Nesta edição, a 16ª, o evento foi realizado na Holanda, em Amsterdã.

*****A Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento recebe nos dias 18, 21 e 22 de maio, às 18h, o projeto Monstra - Nanofestival de Poesia em Performance. Os trabalhos performativos são dos artistas Eliana Borges, Ricardo Corona (Curitiba), Lúcio Agra (São Paulo), Marcello Sahea (Porto Alegre), Márcio André (Espanha) e Ricardo Aleixo (Belo Horizonte). Em todos os dias, após as apresentações, que terão duração de até 30 minutos, estão programadas sessões de lançamentos de livros e conversas com os artistas.

 *****A Fundação Cultural de Curitiba publicou nesta quarta-feira, dia 14 de maio, quatro novos editais do Fundo Municipal da Cultura para consulta pública. Os interessados têm até o dia 25 de maio para enviar sugestões, críticas e observações sobre os editais. Para participar da consulta pública é preciso utilizar o formulário padrão para envio das sugestões e encaminhar para o e-mail paicconsulta@fcc.curitiba.pr.gov.br.

*****O DJ Tite Clausi promete agitar o Classic Sunday deste domingo, 18 de maio, junto com o DJ residente do TAJ Curitiba, Diego Palladino. O DJ acumula gigs e já dividiu a cabine com colegas de peso, como Joe T. Vannelli, Marco Carola, Gustavo Bravetti, Hernan Cerbello, Ned Shepard, Ricky Ryan, Darin Epsilon, Jorge Jaramillo, Mau Mau, Mario Fischetti, João Lee, Ale Rauen, Carlo Dall’anese, Re Dupre, Daniel Kuhnem, Rockeed Live, 2Fuel, entre outros.

*****O Passeio Público terá tarde animada neste domingo (18), com os shows do programa “Música nos Parques”, da Fundação Cultural de Curitiba. São três atrações musicais, a partir das 13h – o cantor João Triska, o grupo Gaiteiros de Lume e o Trionírico. 

***JJ Werzbitzki promove seu livro “Publicitar”***


Crédito da foto: Estéfano Lessa.

Na foto o autor João José Werzbitzki, o JJ, com Rogério Cordoni.

***Com opiniões marcantes, o livro “Publicitar – Uma nova visão da Publicidade”, foi lançado oficialmente na noite de terça (13/05) na Livraria Saraiva do Shopping Crystal. O evento, prestigiado por mais de 200 pessoas, reuniu figuras importantes da comunicação paranaense.

***A Segunda edição do Litercultura terá primeiro capítulo em maio***


Crédito da foto: Divulgação.

***Em sua segunda edição, o Litercultura Festival Literário de Curitiba amplia sua presença, que será dividida em quatro capítulos ao longo do ano de 2014, na deliberada missão de conectar a literatura com as várias linguagens da arte. O primeiro capítulo, que acontece nos dias 29 e 30 de maio no Teatro Paiol, tem como tema Cultura e Futebol e conta com três paineis. Esta programação inicial do evento está inserida na Semana Cultural realizada pela Fundação Cultural de Curitiba.

Às vésperas do início da Copa do Mundo da Fifa, no dia 29 de maio, o crítico e poeta espanhol Adolfo Montejo Navas e o jornalista inglês e comentarista esportivo Tim Vickery compõem a mesa "Futebol e cultura: da história real e do mito",na qual debatem a cultura do futebol no Brasil. Tim vive no Brasil e é correspondente de futebol sulamericano para a rede BBC de Londres. Adolfo também reside no Brasil há 14 anos e atua como correspondente da revista de arte internacional Lápiz, além de colaborar para veículos locais como o jornal de crítica K de São Paulo. No dia 30, acontece a exibição do documentário "Dossiê 50 – comício a favor dos náufragos", do jornalista Geneton Moraes Neto, que trata dos 11 jogadores brasileiros que disputaram a final da Copa do Mundo em 1950, seguido de bate-papo com o autor. Geneton trabalha na Rede Globo de Comunicação desde 1985 e já atuou como editor do Jornal da Globo e do Jornal Nacional, correspondente do canal Globonews e do jornal O Globo na Inglaterra, além de repórter e editor-chefe do programa dominical Fantástico.

Na mesma data, o bate-papo "O futebol como personagem de romance" apresenta a obra aclamada pela crítica "O Drible", do ficcionista, crítico literário e jornalista Sérgio Rodrigues. Sérgio, que em 2011 ganhou o Prêmio Cultura do Governo do Estado do Rio pelo conjunto de sua obra, contará um pouco de sua experiência, que inclui a atuação nos principais veículos de imprensa brasileiros como como Jornal do Brasil, Folha de S.Paulo, O Globo e TV Globo. Em agosto, no segundo capítulo do Litercultura, o premiado escritor português Valter Hugo Mae se apresentará ao público curitibano pela primeira vez, na capala Santa Maria. A sessão faz parte da programação do projeto Estação Volvo. 

No capítulo de outubro já está confirmada a participação do antropólogo e cantor de flamenco Manuel Lorente, reconhecido mundialmente por seu estilo original inspirado nos “cantes”. Para o capítulo final, em novembro, o Litercultura contará igualmente com grandes nomes. Entre os confirmados, estão o escritor português Almeida Faria e o curitibano Homero Gomes. Em breve, a direção do festival divulgará o programa completo dos capítulos de outubro e novembro, que prometem encerram o Litercultura 2014 com a mesma qualidade. O Litercultura tem direção geral de Manoela Leão e curadoria de Mário Hélio Gomes. Este ano, o festival tem patrocínio da Volvo e do Banco Itaú. Toda a programação do festival literário é gratuita. Mais informações: www.litercultura.com.br

***Dia do Celíaco alerta para doença que atinge 2 milhões***

***O próximo dia 19 de maio é o Dia Internacional do Celíaco. Estudos internacionais apontam que 1% da população mundial é celíaca. No Brasil, segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (FENACELBRA), 2 milhões de pessoas sofrem com a doença. E o principal problema? A maioria delas ainda estão sem diagnóstico. Segundo a médica nutróloga Debora Froehner, diretora da clínica Nutrocare e coordenadora clínica da terapia nutricional do Hospital do Idoso Zilda Arns, conhecer a doença e os sintomas são o inicio do tratamento. “Caracterizada pela intolerância permanente ao glúten a doença ocorre em pessoas com predisposição genética.

Por ser autoimune, a enfermidade gera uma inflamação crônica na mucosa do intestino delgado, interferindo diretamente na absorção de nutrientes essenciais ao organismo”, explica a médica. O glúten é uma proteína que está presente em diferentes alimentos como trigo, cevada, aveia, centeio e malte. Apesar de variar de pessoa para pessoa, entre os sintomas mais comuns estão a diarréia; anemia; falta de apetite; dor abdominal; emagrecimento ou obesidade; distensão abdominal (barriga inchada); vômitos, entre outros. Até mesmo atraso no crescimento de crianças pode ser sinal da doença.

De acordo com Debora Froehner o diagnóstico é realizado através de exames. “Ao analisar os exames de sangue realizados pelo paciente se o médico detectar alterações buscará confirmar o diagnóstico através da endoscopia com biópsia (onde é retirado uma amostra da mucosa do intestino delgado)”, esclarece a especialista em nutrologia. E vale lembrar que a doença celíaca manifesta-se em diferentes idades, podendo ser em crianças, adultos e idosos. O acompanhamento por um médico especialista é fundamental para o tratamento realizado com uma dieta isenta de glúten permanente. Serviço: Dra. Debora Froehner www.nutrocare.com.br Avenida Presidente Affonso Camargo, 1399 - Sala 711 (41) 3087-7761 / 3087-7759

***Mais que um lanche, uma tradição***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Há um ditado que diz que você só conhece verdadeiramente a culinária de um local, se provar sua comida popular, muitas vezes vendida na rua mesmo em barracas ou em pequenos restaurantes. O Gyros (lê-se guíros), é um dos mais tradicionais lanches gregos. Na Grécia não é difícil encontrar lugares, que oferecem o “γύρο” (escrita original da iguaria) como uma opção rápida e deliciosa de refeição. O nome deriva do fato da carne usada no sanduíche ficar em um espeto vertical que fica girando para assar todos os lados por igual.


O prato é composto por carne assada, servido com acompanhamentos com vegetais como tomate, alface e cebola, além de batata frita e molho tzatziki, feito de coalhada seca com pepino fresco, alho, sal, pimenta do reino em pó, limão e azeite de oliva. Todos os ingredientes são envoltos no pão pita, outra delícia. Sem dúvida uma ótima opção para quem quer ter uma experiência inesquecível com a culinária grega. Não é preciso ir para a Grécia para provar essa delícia! O Gyros – que dá nome ao restaurante – pode ser encontrado no Grego Gyros. O valor do tradicional sanduíche enrolado no pão pita é R$17,50 e a opção aberta no prato é 26,30. Além do Gyros, o restaurante oferece outros diversos pratos típicos da culinária Grega. O Grego Gyros Av. Prefeito Erasto Gaertner 509, Curitiba (PR) (41) 3029-8562.

***VISITA DE PRESTÍGIO À MONTE BELLO***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: O Chef André Mifano visita a Monte Bello em Quatro Barras.

***Numa visita surpresa (no dia 14 de Maio), alguns chefs renomados que estão em Curitiba para evento de enogastronomia foram conhecer a salumeria MONTE BELLO. A Monte Bello está localizada em Quatro Barras, região serrana do alto da Estrada da Graciosa, e tem à frente seu fundador, o engenheiro agrônomo Airton Empinotti. A pequena indústria tem a tradição de confeccionar produtos embutidos, que são utilizados em alguns dos melhores restaurantes da capital paranaense.

Estiveram visitando a Monte Bello, Manu Buffara, André Mifano, Janaína Rueda (Dona Onça) e Thomas Troigros, que foram recebidos por Marcelo Empinotti, mestre salumeiro com formação de 12 anos na Itália, e Lai Pereira, executiva com experiência de 18 anos no setor comercial de gastronomia, que dão continuidade ao trabalho do fundador. Na ocasião, o chef André Mifano na fotografia declarou: A Monte Bello tem o objetivo de resgatar métodos tradicionais na produção de embutidos, que vêm sendo modificados pela grande indústria. Segundo André Mifano, em sua visita hoje à empresa, "os produtos da Monte Bello são 100% artesanais", pois respeitam todos os processos, como o tempo de cura e de defumação natural, sem aditivos químicos. Serviço: Salumeria Monte Bello. Av. Dom Pedro II, 6.457 – Graciosa – Quatro Barras - Telefone (41) 3554-1492. Mais informações visite o site www.salumeriamontebello.com

***Moncloa Tea Boutique tem novidades no cardápio***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Moncloa Tea Boutique, agora com duas lojas em Curitiba (ParkShoppingBarigui e Pátio Batel), tem novidades no cardápio. Além dos waffles, alfajores e biscoitinhos, o cliente tem opção de quiches nos sabores alho-poró, Lorraine (bacon e queijo) e queijo e presunto. Para acompanhar escolha um dos 36 chás da Moncloa. A carta aliás, também tem novidades, como o Berlin, com mirtilo, pitaia, gojiberry, kiwi, cranberry, maçã, mamão, abacaxi, aronia e espinheiro marítimo. Um blend com composição altamente antioxidante que contribui para a saúde da pele e dos olhos. O Morocco Mint, com chá verde e hortelã-pimenta e o Rouge, que combina o chá rooibos com groselha, abacaxi, mamão, morango e framboesa, também são opções que tem agradado bastante.


Inspirada no charme e design dos melhores chás da Europa e Estados Unidos, a Moncloa Tea Boutique traz o conceito de chá gourmet com uma carta de chás composta de 36 sabores de vários lugares do mundo. A bebida é servida no local nas opções quente e gelada e vendida em latas ou pacotes de 45g. Bolachas, biscoitos, alfajores, waffles e quiches fazem parte do cardápio. Na boutique há também acessórios para o consumo da bebida, selecionados pela qualidade e pelo design.

***Piracicaba também ganha franquia da Los Paleteros***


Crédito da foto: Divulgação.

***Uma novidade que chama atenção pelo tamanho e sabor, as paletas mexicanas chegam à Piracicaba nesta semana, quando acontece a inauguração de uma loja da Los Paleteros no principal centro comercial da cidade: o Shopping Piracicaba. A rede de franquias que vem chamando a atenção de consumidores e investidores de todo país passa a operar na cidade a partir de quinta-feira (dia 15), e sua inauguração oficial será no sábado (dia 17), às 19h, em frente à nova praça de eventos. Esta é a sétima unidade da Los Paleteros no estado de São Paulo, e é um investimento dos jovens empresários Danilo Cremasco e Pedro Adabo.

No Shopping Piracicaba os consumidores vão poder conhecer o diferencial da Los Paleteros, que é especializada nas autênticas paletas mexicanas, preparadas de maneira totalmente artesanal, com produtos naturais e sem adição de conservantes ou corantes químicos. Outro diferencial da Los Paleteros está no tamanho: as paletas têm peso médio de 120g, praticamente o dobro dos picolés tradicionais. Explorando o conceito de produto saudável, a marca oferece aos consumidores 24 sabores, que se dividem em quatro linhas: Frutadas, Cremosas, Recheadas e Premium. A Los Paleteros está presente em seis estados brasileiros e possui 28 unidades em operação. Los Paleteros - Paletas Mexicanas www.lospaleteros.com.br - www.facebook.com/LosPaleteros Shopping Piracicaba - Av. Limeira, 722 - Piracicaba/SP

***Conferencia Internacional de Cidades Inovadoras 2014***


Crédito da foto: Priscilla Fiedler.

***O presidente do Conselho do IBQP, Rodrigo da Rocha Loures, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet e o reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, durante a cerimônia de abertura da Conferencia Internacional de Cidades Inovadoras 2014 na semana passada. O evento aconteceu na Universidade Positivo, e reuniu conferencistas nacionais e internacionais.

***Visita Solidária***


Crédito da foto: Divulgação.

***O superintendente do Instituto Ronald McDonald, Chico Neves, aproveitou a passagem por Curitiba para visitar o Hospital Erasto Gaertner e conhecer o local onde será construído o Espaço da Família, projeto inscrito no McDia Feliz 2014. Ele foi recebido pela presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Cleide Rando, o superintendente do Erasto Gaertner, Adriano Lago, e a chefe do Serviço de Pediatria, Mara Albonei.

***Professor Karam é cidadão honorário de Curitiba***


Crédito da foto: Daniela Carvalho.

Na foto: José Antônio Karam (ao centro) com seus filhos e esposa durante a cerimônia: Daniela Karam, Adriana Karam Koleski, Maria Regina Karam (esposa) e Luciano Karam.

***O diretor-presidente do Grupo Educacional OPET, José Antonio Karam, recebeu na última terça-feira (13), o título de Cidadão Honorário de Curitiba. Professor Karam foi homenageado por sua história de empreendedorismo ao fundar o Grupo Educacional OPET e por sua contribuição na formação profissional que projetaram Curitiba no cenário nacional como referência educacional alinhada às necessidades do mercado de trabalho. A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal de Curitiba e contou com as presenças de autoridades políticas, amigos, familiares, colaboradores e parceiros do Grupo OPET.

A homenagem foi entregue pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Salamuni, e pelo vereador Sabino Picolo, autor da proposta. “Eu sempre tive o sonho de ser professor! Por isso, vim a Curitiba para realizá-lo. Hoje, vejo que todo o meu esforço valeu a pena”, afirmou o novo cidadão honorário de Curitiba. Com 40 anos de atividades, o Grupo OPET mantém hoje uma estrutura organizacional completa, que inclui Pós-Graduação, Faculdades, Editora e Gráfica, Colégios, Opetwork Escola de Profissões, Educação a Distância (EAD) e Instituto OPET de Educação e Cidadania.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário